Rua Voluntários da Pátria 487/ Sala 906-907, Palladium Office Center - Pelinca, Campos dos Goytacazes

Conheça nossa Equipe!

Kaciane Lopes

Possui graduação em Fisioterapia pelo Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora (2016). Formação e capacitação profissional em: Método Pilates ( ARPILATES- 2015), Terapia por Contensão Induzida ( Contensão Induzida - Terapia de Reabilitação - 2016) e Terapia Manual com Ênfase em Osteopatia (IJS - 2017).

Alexandre Paixão

Possui graduação em FISIOTERAPIA pela Universidade Castelo Branco (1992). Tem experiência na área de Fisioterapia e possui formação completa em OSTEOPATIA pela escola de osteopatia de Madri . Possui especialização em fisioterapia aplicada ao aparelho locomotor e é mestrando em ciência da atividade física na Universidade Salgado de Oliveira, sendo orientando do professor Sérgio Machado. Exerce a função de Professor universitário na área de reabilitação em ortopedia e traumatologia na Universo, assim como supervisor da clínica escola da instituição.

IDEALIZADOR

TRAJETÓRIA
A criação do Instituto Jefferson Silva traduz a trajetória profissional do seu idealizador cujas fases podem ser descritas em alguns ciclos de trabalho que vão desde a sua graduação em Fisioterapia até a conclusão de seu doutorado. Para que, com ampla experiência acadêmica e profissional, obtivesse condições teórico-científica e prático-profissional para criar um Instituto de ciência, saúde e tecnologia no esporte e Traumato- ortopedia Funcional. Conciliando um serviço de atenção à saúde para população e educação continuada para os profissionais da área de saúde.

Os ciclos desta trajetória são:

1988-1993: Início da graduação em Fisioterapia na Universidade Castelo Branco-RJ. Neste período foi possível realizar 5.000 horas de estágio profissional, diferentes cursos de extensão, participação em Simpósios e Congressos científicos e Projeto de iniciação científica. O projeto: “Cinesioterapia: uma opção terapêutica para o tratamento da dor na gonartrose”, foi apresentado no Congresso Brasileiro de Fisioterapia e obteve premiação na Jornada Científica de Fisioterapia da UCB. Neste período, também realiza por dois anos, as monitorias das disciplinas de Anatomia e Cinesiologia e Biomecânica, finalizando a graduação em Fisioterapia em dezembro de 1993.

1994-1998: Início da atuação profissional como Fisioterapeuta no Asilo Santa Maria e São Manuel da Santa casa de Misericórdia-RJ e na Clínica Intercenter em Macaé-RJ. Neste período foi dado o primeiro passo como empreendedor, criando como sócio proprietário do CAFF (Centro de atividade física e Fisioterapia) em Macaé-RJ. Em 1995 inicia sua primeira pós-graduação Lato sensu em Fisioterapia Desportiva-UGF-RJ. Em 1997 inicia sua atuação como professor no ensino superior na UCB - Campos dos Goytacazes, ministrando as disciplinas de Cinesiologia e Cinesioterapia no curso de graduação em Fisioterapia. Em 1998 assume as disciplinas de Cinesiologia e Neurofisiologia na UNIVERSO - Campos dos Goytacazes, no curso de Bacharel em Educação Física.

1999-2003: Em 1999, após assumir as disciplinas de Biomecânica e Fisioterapia Esportiva na Estácio- Campos dos Goytacazes, muda-se para esta cidade e passa atuar, ao mesmo tempo, como Fisioterapeuta na Clínica Reabilitar. Neste período inicia o Mestrado em Fisioterapia na UNIT-Uberlândia-MG, com ênfase em Ortopedia e Traumatologia, passando a atuar como Professor de Cinesiologia, Fisioterapia em Traumato-Ortopedia e Supervisor de estágio no ISECENSA. Neste mesmo período inicia sua segunda especialização: Biomecânica prática e laboratorial-UNESA-RJ.

2004-2008: Conclui o curso de Mestrado com a seguinte dissertação: “Eletromiografia dos músculos da perna de mulheres que fazem uso de calçado de salto alto”. Após o mestrado, inicia uma produção intensa de trabalhos de iniciação científica, assim como, orientação de TCCs com os alunos de graduação em Fisioterapia. Passando a atuar como Fisioterapeuta na Clínica-Escola Maria auxiliadora e inicia a função de coordenador de graduação em Fisioterapia do ISECENSA

2009-2013: Conclui sua terceira pós graduação lato-sensu: Ergonomia Superior-UFRJ e inicia o curso de Doutorado na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro-UENF. Realiza seu primeiro intercâmbio em Fisioterapia no Daemen College na cidade de Buffalo-USA com vivências e atualização em Fisioterapia nas áreas de Ortopedia, Esporte, Neurologia e Sustentabilidade. O segundo intercâmbio foi realizado no Touro-College na cidade de New York-USA, realizando a formação em Kinesiotaping Internacional.

2014-2017: Conclui o curso de doutorado na UENF em Ciência Animal, com a seguinte tese: “Estudo dosimétrico do ultrassom pulsátil para regeneração de monocamada osteoblástica após lesão in vitro: uma nova proposta de dose ultrassônica”. Neste período, realiza seu terceiro intercâmbio no Colorado-USA, realizando a formação em Bike Fit: análise biomecânica do ciclismo, tornando-se Fitter: profissional que possui a habilitação para realizar com instrumentação de alta tecnologia o ajuste perfeito e preciso de uma bike ao corpo do ciclista. Curso realizado na Retul-University. Realiza a formação em Podoposturologia na Poday- SC, passando a realizar a análise biomecânica da pisada e produção de palmilhas posturais personalizadas, com instrumentação de alta tecnologia. Em 13 de outubro de 2014 inaugura o Instituto de Ciência, Saúde e Tecnologia no Esporte Jefferson Silva conciliando ciência e prática profissional a serviço da população de Campos dos Goytacazes. Após Três anos de atividade do Instituto, volta a atuar na UNESA como coordenador de graduação em Fisioterapia e professor de Fisioterapia em Traumato- Ortopedia e Biomecânica. Realizando uma parceria institucional que concilia a produção de conhecimento científico e supervisão de estágio profissional. Convergindo Missão e Valores institucionais para o benefício da saúde e da educação da população.

Opiniões

Aline:

Grande mestre! Excelente profissional; Capaz, seguro, honesto e uma pessoal incrível! Apesar de toda sua capacidade é humilde.

Carlos Augusto:

É um referencial de excelência de beneficiamento comum, não só em sua profissão, como em ações de sua pessoa e no cotidiano, também!

Maria Luiza:

Recomendo,respeito e admiro pela sua ética, competência e amor pelo que faz, além de um senso de humor e força espiritual singulares. Bravo!